O papel do Coaching no mercado de trabalho



Coach significa, em português, treinador. O profissional de coach tem a missão de acompanhar profissionais para atingirem seus objetivos de maneira clara e segura, ou seja, para que os resultados surjam, é fundamental que o profissional tenha um objetivo e caminhe de acordo com o que ele busca.

O coach assessora um profissional ou uma equipe a atingir um resultado ou a modificar a si próprio. Sua missão é estimular o desenvolvimento das pessoas, ajudando-as a utilizar os seus talentos e a superarem as dificuldades que são possíveis de surgir durante o caminho, mas que, podem ser necessárias para repensar determinadas estratégias, podendo renovar e melhorar os negócios. Aos executivos que comandam equipes, essa competência é parte integrante do desempenho profissional, mas não depende da linha hierárquica, ou seja, hoje, o Coaching já é desenvolvido por todos os funcionários de uma empresa. Dessa forma, é possível ter redes de cooperação interna consistentes, a equipe caminhará rumo ao mesmo objetivo e almejará, junto à organização, obter bons resultados.



O objetivo do Coaching é capacitar o profissional para gerenciar o seu próprio desempenho, isto é, persistir em metas viáveis, manter a autocrítica realista, utilizar o feedback e saber redirecionar as ações quando deparar-se com imprevistos, que são possíveis de acontecer em qualquer empresa. Além disso, avaliar a contribuição da equipe e a organização.

Com as mudanças do mercado, com os avanços das novas tecnologias, que faz com que as empresas tenham de se adequar às inovações, estar despreparado para caminhar junto à essas mudanças, pode significar o esquecimento da empresa por parte dos stakeholders e de possíveis clientes e parceiros.

As fases de transição na vida profissional ou pessoal são, sem dúvida, grandes oportunidades para Coaching. A decisão sobre a carreira, o primeiro emprego, promoção no trabalho, casamento e aposentadoria, são exemplos claros de que a pessoa precisa se adequar à mudança para continuar a caminhar da maneira certa.

Diante desse cenário, o Coaching tem seu papel cada dia mais claro e fundamental no mercado, bem como, para as mudanças internas das empresas em que atuam. Ter um profissional ao lado que esteja disposto a ajudar a pessoa na vida profissional e pessoal, de acordo com as suas necessidades, é imprescindível para os profissionais que querem estar preparados para as exigências do mercado.

Tipos de Coaching

• Coaching para funcionários de empresas em geral;

• Coaching para executivos e líderes de empresas, como: supervisores, gerentes ou diretores;

• Coaching para empresários, lojistas, comerciantes, empreendedores em geral;

• Coaching para profissionais liberais;

• Coaching para professores;

• Coaching para palestrantes, consultores e/ou oradores em geral;

• Coaching para pais de família;

• Coaching para estudantes.

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