Somos todos influenciadores: quatro dicas para manter uma boa imagem
A partir do momento em que produzimos para uma audiência, passamos a influenciá-la, de uma forma ou de outra
Por Nathana Lacerda*
Já
que parece estar na moda utilizar a expressão “somos todos” em
campanhas na rede social, gostaria de começar com algo que, pelo menos
desta vez, conta uma verdade. Sim, você é um influenciador!
Eu
poderia argumentar que, a partir do momento em que se publica algo nas
redes sociais, estamos influenciando nossos amigos de alguma maneira. No
entanto, vou me restringir à presença dos empresários e empreendedores
na internet. Afinal, a partir do momento em que produzimos para uma
audiência, passamos a influenciá-la, de uma forma ou de outra.
Tornamo-nos uma autoridade com poder de influência, o que passa a exigir
cada vez mais responsabilidade. Por isso, decidi listar 4 dicas que
ajudam a qualquer empreendedor a manter uma boa imagem.
1. Não importa o número de seguidores
Alguns
produtores de conteúdo poderiam alegar que o baixo número de seguidores
e as poucas visualizações não exigem preocupação com o que é dito. Mas
isso é mentira, essencialmente por dois motivos: um dia a sua audiência
vai crescer e seu conteúdo será visto por mais pessoas; e não é
necessário ter muitos seguidores para algo viralizar, o que significa
que, mesmo com uma audiência ainda pequena, já é possível ter uma crise
de imagem.
2. Ser verdadeiro não significa “falar o que vem à cabeça”
A
autenticidade é o principal ponto a ser trabalhado por aqueles que
procuram mandar uma mensagem a uma audiência. Quem está do outro lado da
tela quer ver pessoas de verdade, e não atores vestindo máscaras. No
entanto, isso não significa que se deva falar qualquer coisa. Pense
sempre duas vezes antes de publicar um comentário, criticar outras
pessoas, ou dar uma opinião política – e tenha certeza de quem é a sua
audiência antes de qualquer posicionamento, e jamais seja ofensivo.
Descobrir-se a si mesmo e ser verdadeiro é diferente de se posicionar
dizendo “eu sou assim e vocês vão ter que me engolir”. Estude seu
público e reflita: o que eles buscam em você? Por que eles precisam de
você?
3. Tenha um conteúdo transformador
Nos
dias de hoje, não adianta ser raso ou vazio. Também não basta oferecer
informações que não possam promover alguma transformação no público.
Promover transformação, seja ela qual for, é preponderante nos dias de
hoje. Tem boa imagem quem proporciona uma vida melhor às pessoas.
Procure ver sua transformação como algo que vai além do que parece.
Quem
ensina as pessoas a cuidar dos cabelos, na verdade faz algo muito maior
do que apenas isso: atua diretamente na autoestima das pessoas. Quem
trabalha com conteúdo capaz de proporcionar maior lucratividade às
empresas, é capaz de promover um efeito cascata de benefícios à economia
do país.
4. Em que mundo você quer viver?
A
sociedade implora por bons influenciadores. Cada vez mais o mundo
precisa de produtores de conteúdo que se preocupem com o efeito que suas
mensagens podem desencadear. O ser humano é um ser social: precisa
participar de grupos e ser aceito. E um influenciador da internet, seja
empresário, Coach ou Youtuber, tem o papel de centralizar um grupo,
unificar as pessoas e transformá-las.
Portanto,
o questionamento final que deve ser feito é: que transformações você
quer ver no mundo? Você quer viver em um mundo com preconceito?
Injustiça? Corrupção? A frase de Mahatma Gandhi, que diz que devemos ser
a mudança que queremos ver no mundo, funciona perfeitamente neste
contexto. Se você buscar ser sempre uma pessoa melhor e for humilde em
admitir eventuais erros, será mais difícil ocorrer uma crise de imagem.
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