Doutores da Alegria querem melhorar o clima no trabalho

O projeto Riso 9 000 tem o objetivo de melhorar a felicidade e o bom humor dos profissionais

Por Elisa Tozzi
Doutores da Alegria, no Atacadão, em São Paulo: clima mais leve no ambiente de trabalho | <i>Crédito: Rogério Pallata
Doutores da Alegria, no Atacadão, em São Paulo: clima mais leve no ambiente de trabalho | Crédito: Rogério Pallata
De repente, um grupo de palhaços entra em um escritório. Munidos de narizes vermelhos, jalecos e um violão, eles chegam com um objetivo muito nobre: fazer com que os funcionários relaxem e riam um pouco. 

O projeto, batizado de Riso 9 000, é de autoria do Doutores da Alegria, ONG que completa 25 anos em 2016. Da atuação em hospitais, nasceu a ideia de melhorar, também, o bem-estar dos profissionais. Isso surgiu quando Luís Vieira da Rocha, atual diretor executivo da instituição, comentou com Wellington Nogueira, o fundador do Doutores, que o clima na Fundação Abrinq, onde ele trabalhava, estava muito pesado. 

“Wellington me disse que viria fazer um check-up, interagiu com os funcionários e amenizou a tensão”, diz Luís. Isso aconteceu nos anos 2000. De lá para cá, o projeto cresceu e, hoje, as empresas que são parceiras e doadoras do Doutores podem receber o programa que certifica se as “veias cômicas” dos colaboradores estão funcionando bem. 

O Atacadão, supermercado da rede Carrefour, é uma das companhias que levam o projeto para vários de seus 35 000 funcionários. “Eles quebram a seriedade do ambiente corporativo e trazem leveza ao trabalho”, diz Marco Oliveira, vice-presidente do Atacadão. “No começo, as pessoas ficam inibidas. Mas depois que o primeiro se solta, todo mundo sai da zona de conforto”, afirma Marcia Esteves, presidente da agência de publicidade Grey Brasil, outra parceira da ONG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?