Resiliência dos colaboradores vira cobiça de empresas
O enxugamento no quadro de funcionários aumentou a competitividade no mercado e tornou o ambiente de trabalho altamente estressante, inclusive pelo volume de tarefas distribuídas em menor número de pessoas
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Termos
como "respirar fundo", "contar até três" e "focar na solução" são
ótimas descrições para a resiliência, que pode ser resumida na
capacidade de se adaptar às mudanças rapidamente. E esta é, hoje, uma
das competências mais faladas e procuradas pelas empresas. Até por isso,
destaca-se o colaborador que consegue lidar com pressão do dia a dia,
aumento no volume de tarefas, mudanças na equipe e ainda entregar
resultados eficientes.
O
enxugamento no quadro de funcionários aumentou a competitividade no
mercado e tornou o ambiente de trabalho altamente estressante, inclusive
pelo volume de tarefas distribuídas em menor número de pessoas. Muitos
dos profissionais que não fizeram parte dos cortes causados pela crise
tiveram que aprender a lidar com maior nível de pressão e exigência de
seus superiores.
Quando falamos em
resiliência, englobamos diversas características de comportamento, como
adaptação a diferentes cenários, busca por solução de problemas e
enfrentamento de situações muito estressantes ou até traumáticas. Quem
possui esta habilidade consegue promover transformações necessárias para
alcançar os objetivos com mais facilidade.
Profissionais
resilientes geralmente são estimulados por seus próprios estilos de
vida. Quanto mais ganham consciência sobre reações e comportamentos
diante de situações de pressão e desafio, mais dominam estas questões.
Você
é uma pessoa resiliente quando se desenvolve nas mudanças, inova suas
práticas e consegue se antecipar às situações que podem afetar seu
trabalho. Com esta habilidade, apresenta um perfil proativo e voltado
para o futuro.
Atualmente vivemos
em uma realidade onde crises econômicas e cenários turbulentos acontecem
em períodos cada vez mais curtos. As empresas são frequentemente
desafiadas e, por consequência, os dirigentes destas organizações são
mais cobrados.
Empreendedores e
líderes, em especial, vivem sob demandas desafiadoras. Convivem em
ambientes tensos e atuam em situações de alto risco, em que lidar com
crises já se tornou parte do cotidiano. Por isso, estas posições exigem
profissionais resilientes.
Mesmo
nos momentos difíceis, persista em seus objetivos e mantenha a esperança
e o pensamento positivo. Pessoas resilientes se tornam mais fortes a
cada desafio superado e adquirem a habilidade para lidar com as
adversidades do mundo corporativo.
Silvia Bez - Palestrante
motivacional, especialista em vendas e marketing pessoal, além de
Master Coach. Em seu trabalho, sempre foca o lado humanista. Formada
pela Sociedade Latino Americana de Coaching e pela IAC (International
Association of Coaching), é autora dos livros “Paixão em Vender – 5
Segredos do Vencedor”, “7 passos para se apaixonar pelo que faz” e “5
Passos para fortalecer sua Memória”. Site: www.silviabez.com.br.
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