Mas afinal, Coaching dá resultado?


Muito se ouve nas empresas e nas áreas de Recursos Humanos sobre o processo de coaching, mas existem muitas dúvidas se não é algo subjetivo demais.

O processo de coaching é um processo consolidado nos EUA, apoiando CEOs, times e personalidades. 40% das empresas da Fortune utilizam coaching na busca de seus resultados.

No Brasil, a cada ano há um crescimento superior a 200%, mais ainda existem muitas dúvidas quanto aos resultados e sua real atividade.

O coaching dá resultados, mas para as pessoas e empresas que aceitem fazer diferente, pensar diferente. Entrar no processo é um aceite para abrir as portas de sua empresa, perfil e vida para você enxergar pontos fortes e fraquezas que precisam de ajuste e mudança imediata. E neste momento é a chave do processo, pois vem a pergunta crucial: Eu quero mudar? O que me impede e perco se deixar de agir com um comportamento ou estratégia que traz segurança e estabilidade? Como arriscar e buscar resultados diferentes sabendo que tenho de abandonar hábitos? Atitudes iguais, resultados iguais. Quer algo diferente? Precisa agir diferente.

O coaching trabalha com técnicas efetivas para desenvolver, transformar comportamentos, competências, formas de conduzir o negócio com o princípio do não julgamento, respeitando seus valores, sua essência mas chama não somente para pensar e sentir, mas para o agir. Sem ação, movimento; não há coaching, resultado e sucesso.

O coaching propõe a mudança do status quo através de foco, planejamento para que o coachee (cliente) obtenha resultados, objetivos, crescimento pessoal, profissional e realize seus sonhos e metas.

Segundo pesquisa da Fortune Magazine com 1000 empresas que utilizam coaching, observaram que o processo aumenta a produtividade (53%), relacionamentos (71%), trabalho em equipe (67%), redução de conflito (52%), redução de custos (23%) e turn over (12%).

Com relação ao Brasil, um estudo da Latin American Human Resource Partnership (LAHRP) pesquisou, 182 empresas de 16 países latino – americanos, sendo 39 do Brasil. Constatou que 84,6% já utilizam o coaching. Estes dados mostram a amplitude do coaching ao trabalhar com empresas, executivos, profissionais, estudantes e qualquer pessoa que busque o sucesso com foco e atitude.

A grande diferença do coaching de outras metodologias importantes como terapia, mentoring e consultoria é o foco no presente e as ações para que seu futuro se construa através do seu insight. O coach apoia com técnicas efetivas para o planejamento e conquista dos objetivos, porém realizadas por você mesmo.

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência”, dizia Henry Ford. O processo de coaching dá resultado e retorno de investimento imediato uma vez que entra em ação em busca de sucesso.

E sucesso tem tudo a ver com atitude.

Pense diferente, faça diferente e se quiser apoio nesta trajetória, sim o coaching traz resultado.

Por Aline Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?