1 em cada 3 passará vergonha na festa da firma. Saiba como não ser esta pessoa
Sim, você será avaliado na festa de fim de ano da sua empresa. Gestora de carreiras mostra como não cometer gafes
O ano
está acabando e, com ele, a festa de confraternização da empresa vem aí. E a
chance de você passar alguma vergonha na frente dos seus colegas e chefes é
consideravelmente alta.
Um estudo feito pela empresa de marketing OnePoll, em parceria
com o site de planejamento social Evite, revelou que 1 em cada 3 funcionários vai cometer alguma gafe durante
a festa de fim de ano da empresa.
Segundo o
estudo, o ambiente é propício para isso: o clima festivo, colegas de trabalho
reunidos e bebida à vontade podem
desencadear certos gatilhos, como ressentimentos, desentendimentos e até
brincadeiras de mau gosto. De acordo com o levantamento, 2 em cada 5 entrevistados
confessam já ter cometido alguma gafe na confraternização ou ouviram fofocas e
revelações sobre outros colegas.
Para não
ser o próximo, a gestora de carreiras Madalena Feliciano contou ao HuffPost
Brasil alguns dos erros mais comuns que os funcionários cometem na festa da
firma. Veja quais são eles e como evitá-los:
Não beba além da conta
Como já
diz o ditado: a bebida entra e a verdade sai. Um ambiente mais descontraído com
bebida alcoólica liberada é uma combinação perigosa, já que a festa de fim de
ano continua sendo uma extensão do trabalho. "As pessoas precisam
estabelecer limites para não se tornar alvo de chacota e outros rótulos",
lembra Feliciano. "Mesmo que seja fora do ambiente corporativo, você está
com seus chefes, seus pares e funcionários. Não pega bem ficar bêbado."
A solução
é a conhecida moderação. Entre um drink e outro, beba um copo d'agua e não se
esqueça de se alimentar.
Não seja o inconveniente
A festa
corporativa normalmente tem o objetivo de comemorar as realizações do ano e fazer
o famoso "social" com o pessoal. Mas tudo tem limite. Segundo a
gestora de carreiras, um outro erro comum é ultrapassar o bom senso. "Siga
regras de etiqueta básicas: ser o último a sair (e atrapalhar o anfitrião),
falar muito alto, falar palavrão, fazer brincadeirinhas com quem não tem muito
contato. E, principalmente, evite fofoquinhas entre os colegas", disse.
Basicamente, não seja aquela pessoa inconveniente.
Não seja o puxa-saco
A gestora
de carreiras é enfática: não há nada pior do que ter um puxa-saco do chefe na
equipe. E na festa de fim de ano é pior ainda. "Se aproxime de todos os
grupos, seus pares e chefes, mas tenha um bom ritmo de conversa, sem ser
puxa-saco."
Não fale do trabalho
Outro
erro comum é falar do trabalho com a equipe -- ou pior, cobrar os afazeres dos
funcionários ou dar broncas. A festa é para descontração e não para cobranças
ou conversas baixo-astral.
Deixe a paquera para outro
momento
"Existe
o ditado: onde se ganha o pão não come a carne", disse Feliciano. Apesar
de algumas empresas serem mais flexíveis, a profissional lembra que a paquera
com os pares pode ficar para outro momento. "Pega mal, não dá pra passar
da medida em uma festa corporativa, pois você continua sendo avaliado por seus
superiores", lembra.
Conheça os limites da empresa
A
especialista aconselha sempre ponderar seu comportamento de acordo com as
atitudes dos seus pares e chefes. Então, observe seu entorno.
Comportamento inadequado pode
causar demissão?
Para
Feliciano, é difícil o comportamento na festa da firma ser a causa de uma
demissão, mas pode atrapalhar o crescimento do profissional na empresa.
Segundo
ela, mais de 80% das demissões são causadas por falhas comportamentais dentro
do ambiente de trabalho. "Imagina em uma festa que rola álcool",
pondera.
Portanto,
a melhor dica é ter bom senso. Sempre, pessoal!
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