Quando abrir seu negócio?

Ser o chefe de si mesmo é o sonho de muitos brasileiros. Cada vez mais pessoas têm buscado abrir seu próprio negócio, muitas vezes, até mesmo abandonando seu antigo emprego para investir em seu sonho. Você se identifica? Se sim, leia nossa matéria e entenda mais sobre como dar esse passo.

A iniciativa requer, além de coragem e determinação, muito preparo, estudo e atenção. Segundo a coach de carreiras Madalena Feliciano, muitos têm uma ideia sobre ser empreendedor, a qual pode ser bem diferente da realidade. “A maioria deseja ter liberdade e fazer seu próprio horário. Contudo, nem sempre isso acontece. O mais comum é o novo trabalho exigir mais tempo e dedicação do profissional, sendo quase impossível exercer sua função dentro daquelas clássicas 8h, de segunda a sexta-feira”, diz.

De acordo com a especialista, a decisão não deve surgir da noite para o dia. “É preciso, antes de tudo, estudar e saber sobre o mercado, sobre a concorrência e ter capital disponível”, explica. Além disso, o novato precisa descrever em poucas palavras o seu serviço ou produto e como ele poderá trazer benefício aos seus clientes. Adversidades também podem ocorrer, por isso é fundamental ter muita disciplina e foco.

Outro aspecto muito importante é a estrutura física, os recursos financeiros e a burocracia da documentação necessária. “Quando o negócio já está em andamento, surgem as preocupações comuns em qualquer emprego: negociações comerciais, gerenciamento de funcionários, controle de estoques, pagamento de impostos”, esclarece.

Todavia, apesar de não ser uma tarefa fácil de ser atingida, quando bem pensado e executado, pode valer todo o esforço investido. “No fim das contas, valerá a pena, afinal você terá uma corporação para se orgulhar e chamar de sua”, conclui. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?