4 características de um bom líder
Liderar pessoas é um
comportamento complexo, o qual vai além de técnicas, conhecimentos e
experiências. Ser um bom gestor no mercado de trabalho, hoje, exige muito do
profissional, pois é preciso lidar com pessoas e situações diferentes e
adversas da melhor forma possível sem perder a compostura, paciência e o foco
nos objetivos traçados.
As empresas mudam muito de acordo com os seus gerentes e a
forma como cada um deles trabalha. “É preciso ser e fazer diferente, se
importar verdadeiramente com os seus liderados e entender a importância de
buscar no seu interior, o melhor de si para extrair dos outros o melhor de cada
um”, explica Madalena Feliciano, Gestora de Carreira da Outliers Careers.
A especialista destaca quatro características fundamentais:
-
Construir ambientes seguros: para obter a
adesão verdadeira da sua equipe é preciso comprometimento, motivação e
engajamento de cada colaborador da empresa. Isso só acontecerá quando as
pessoas estiverem abertas e receptivas e se sentirem seguras para poder
agir.
- Boa
comunicação: palavras são
poderosas, por isso, a forma de falar é essencial. Desenvolva a habilidade com
maestria. Para isso, o ideal é aprender a ouvir, trabalhar a escuta ativa,
compreender o modelo de mundo do seu funcionário e construir uma troca de
informações clara, positiva e assertiva.
-
Respeitar códigos de honra: isso
significa chegar aonde outros não chegaram, ver além, esforçar-se e superar os
seus medos e fraquezas.
- Agir no
presente com foco no futuro: mantenha a
visão estratégica, tenha prazer em sua profissão e na sua forma de trabalhar,
acostume-se a inspirar e influenciar toda sua equipe a partir do seu próprio
comportamento, exemplo e atitude.
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