17 cientistas da Microsoft revelam o que esperar para 2017

O final do ano está chegando, e a época de “listas” e “predições” para o futuro já começou. Pensando nisso, o blog da Microsoft convidou 17 cientistas mulheres para contar um pouco do que podemos esperar para 2017 e a opinião delas sobre o que pode estar acontecendo em questão de tecnologia no mundo daqui à 10 anos, ou seja, 2027.
Seguindo o foco da empresa em construir um futuro mais justo e igualitário, o canal não convidou essas 17 cientistas à toa. Mesmo representando cerca de 50% da população mundial, mulheres representam menos de 20% da parcela de graduadas em áreas da ciência.
A intenção é mostrar que mesmo a indústria sendo dominada atualmente por homens, não só no dia a dia das empresas, como na mídia, existem sim mulheres brilhantes na área de tecnologia e que suas vozes devem ser ouvidas. E agora, vamos ouvir um pouco o que elas têm a dizer sobre o nosso futuro próximo e não tão próximo assim?

Realidade Virtual

Mar Gonzales Franco, pesquisadora da Microsoft Research NExt
realidade-virtual
Em 2017 veremos o surgimento de dispositivos de realidade virtual que apresentam melhor rastreamento de corpo. Um resultado positivo disto será a capacidade de experimentar a personificação de avatares virtuais a partir de uma perspectiva em primeira pessoa.
Em 2027, teremos sistemas de realidade virtual onipresentes que fornecerão experiências multissensoriais ricas. Usando esta tecnologia, os seres humanos vão treinar, recalibrar e melhorar seus sistemas perceptivos. No futuro a experiência de realidade virtual se expandirá para outras modalidades sensoriais, incluindo os dispositivos tácteis com haptic.

Pesquisa e armazenamento de informações

Susan Dumais, cientista e diretora do laboratório de pesquisa em Redmond, Washington
data-star-trk
Em 2017 a aprendizagem profunda na busca e na recuperação da informação se tornará mais robusta. Ao longo dos últimos anos, vimos avanços em reconhecimento de fala, compreensão de imagem e processamento de linguagem natural, que foram conduzidos por novas arquiteturas de aprendizagem. No próximo ano, os modelos de aprendizagem continuarão a melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa na web e levarão a melhorias gerais na compreensão de documentos e na articulação de consultas.
Qual será o principal avanço ou tema de discussão na busca e recuperação de informações em 2027?
A caixa de pesquisa desaparecerá. Estamos vendo o início desta transformação com consultas faladas, especialmente em ambientes móveis e casa inteligente. Essa tendência irá acelerar com a possibilidade das consultas incluírem som, imagens ou vídeo, e com o uso de contexto para recuperar proativamente informações relacionadas ao local atual, conteúdo, entidades ou atividades sem consultas explícitas.

Inteligência Artificial

Katja Hofmann, pesquisadora no laboratório de pesquisas em Cambridge, Reino Unido
artificial-inteligence
Em 2017, os jogos de computador irão ocupar um lugar central no desenvolvimento da Inteligência Artificial. As plataformas de experimentação baseadas em jogos, como o Projeto Malmo – que minha equipe e eu desenvolvemos para permitir a experimentação da IA em Minecraft – permitirão testes rápidos de novas idéias. Estamos agora no ponto em que podemos começar a entender como a IA pode aprender conosco e colaborar para nos ajudar a alcançar nossos objetivos.
Em 2017 temos um grande potencial para capacitar as pessoas e ajudar-nos a enfrentar os principais desafios globais. O tópico mais importante de discussão é como garantir que até 2027 esses avanços e grande potencial se traduzam em tecnologia de IA que resulte no maior benefício possível para a sociedade.

Texto publicado originalmente no Inquietaria do 99Job, por Claudia Mascellani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?