5 habilidades que todo recrutador procura nos candidatos
Se
você está procurando trabalho, já percebeu que o mercado está cada vez
mais exigente em relação às qualificações. Mas não é apenas de formação
escolar e experiência profissional que é feito um bom candidato! Veja as
habilidades que todo recrutador procura quando está te avaliando, seja
ao ler o seu currículo ou na entrevista de emprego, e como você pode
desenvolve-las!
Boa comunicação!
Saber
se comunicar é essencial para qualquer trabalho. Por isso mesmo, os
recrutadores sempre buscam pessoas que sabem se expressar, que escrevem
com clareza e falam de maneira articulada. Para você passar uma boa
impressão desde o primeiro contato, leia várias vezes (se possível em
voz alta) a sua carta de apresentação e o seu currículo, tome bastante
cuidado para não deixar nenhum erro de Português passar e decore a sua
história profissional, para não gaguejar na hora da entrevista.
Ah,
e muito importante: ser um bom ouvinte faz parte de saber se comunicar.
E você também será avaliado por isso na entrevista de emprego.
Portanto, preste bastante atenção no que as pessoas que te entrevistarem
falarem, não se distraia durante a conversa e nunca interrompa alguém
que está falando.
Capacidade de resolver problemas
Não
é à toa que a maioria dos processos seletivos hoje em dia envolvem
testes: os recrutadores querem saber como você se sai resolvendo
problemas. Isso incluí o seu raciocínio lógico, a sua criatividade e a
sua experiência.
Para
chegar na entrevista preparado, leia atentamente a descrição da
oportunidade e pesquise sobre a empresa para prever os possíveis
problemas que você enfrentaria neste e começar a pensar em possíveis
soluções. Mesmo que você não adivinhe o problema exato que o RH irá
propor para o seu teste, você estará treinando a “arte” da solução de
problemas e se sentirá muito mais seguro na hora do vamos ver.
Organização e planejamento
Você
sabe trabalhar com foco no objetivo, organizar a sua agenda e planejar
as suas tarefas de acordo com os prazos? Esta é uma habilidade muito
procurada pelos recrutadores por ser importante não apenas para realizar
um bom trabalho, mas também para crescer na empresa.
Uma ótima forma de começar a treinar esta organização é fazer um planejamento da sua carreira.
Não importa se você está empregado ou em busca de um trabalho, desta
maneira você terá uma visão muito mais clara dos seus objetivos e como
realiza-los, além de dar o primeiro passo para adquirir esta habilidade.
Respeito pela diversidade
Uma
empresa é composta por pessoas de culturas, gostos, gêneros, religiões,
orientações sexuais e tantas outras coisas diferentes. Saber respeitar
estas diferenças é fundamental para um profissional contribuir para
manter o clima organizacional positivo. Ou seja, os RHs querem contratar
pessoas que se darão bem com os colegas no ambiente de trabalho!
Grandes companhias, como a Microsoft, já falaram que querem aumentar a diversidade entre os seus colaboradores e esta é uma tendência natural!
Trabalho em equipe
Esta
não é novidade: trabalho em equipe é algo muito valorizado pelas
empresas que estão em busca de um novo colaborador. Isso porque
companhias são feitas de muitas pessoas trabalhando juntas com objetivos
em comum.
O
primeiro passo é se comunicar bem com as pessoas no seu trabalho,
tratar todo mundo com respeito e profissionalismo. Se não estiver
empregado, não tem problema, isso também vale para a vida. Sempre que
puder, ofereça ajuda para quem está precisando – não
custa nada e ainda te fará feliz. E, mais importante, treine a sua
capacidade de encontrar soluções ao invés de apontar os problemas, isso
faz toda a diferença na dinâmica do grupo.
Essa matéria foi publicada originalmente pelo Inquietaria do 99Jobs.
Comentários
Postar um comentário