Enfrente a entrevista de emprego sem deslizes

Textos, fotos, artes e vídeos da odiario.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização de odiario.com. As regras têm como objetivo proteger o investimento que odiario.com faz na qualidade de seu jornalismo. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://maringa.odiario.com/empregos/2015/08/enfrente-a-entrevista-de-emprego-sem-deslizes/1449624/Textos, fotos, artes e vídeos da odiario.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização de odiario.com. As regras têm como objetivo proteger o investimento que odiario.com faz na qualidade de seu jornalismo. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://maringa.odiario.com/empregos/2015/08/enfrente-a-entrevista-de-emprego-sem-deslizes/1449624/O processo seletivo foi aberto e o currículo garantiu a oportunidade de ir para a fase de entrevista. É nesse momento que o nervosismo aumenta, afinal vai ser preciso passar por uma entrevista que garante ou interrompe a disputa. Analistas de Recursos Humanos têm diversas orientações para quem vive essa expectativa e, prestando atenção a cada uma, as chances de ser bem aumentam.

O pior inimigo do candidato é a gafe, aquela “escorregada” que as pessoas cometem, sobretudo quando estão sob pressão. A coach Madalena Feliciano, diretora de projetos da Outliers Careers, explica que antes mesmo de começar o processo seletivo o candidato precisa de um tempo para observar a si mesmo. As pessoas que se conhecem começam a analisar quais dos seus defeitos e qualidade terão relação com o exercício da função pretendida. Outra razão é que, ao se deparar com as perguntas doo recrutador, esse candidato poderá responde-las com segurança.

“Os empregadores sempre ouvem coisas como ‘sou perfeccionista’ ou ‘muito organizado’. Na verdade, eles querem saber quem é você”, enfatiza a consultoria. “ A honestidade exige que o candidato conheça a fundo seus defeitos e ofereça soluções quando esses defeitos forem relevantes ao exercício da função pretendida”.

MUITA CALMA NESTA HORA! Prepare antes a forma de como vai se apresentar e fique atento a harmonia do seu visual.


Prepare-se

Uma boa preparação para uma entrevista de emprego inclui saber se portar, ser educado, vestir-se adequadamente e estudar o próprio currículo. É importante que o candidato demonstre conhecer bem a própria carreira, caso contrário será difícil o recrutador confiar nas habilidades dele ou na veracidade do que está escrito no currículo. Outra recomendação é estudar a empresa onde se pretende trabalhar – isso pode sérum diferencial.

A coach diz que é possível fazer uma preparação psicológica com pequenas atitudes que impactam no desempenho da entrevista. Levar cópias adicionais de currículo pode acalmar o candidato, estar descansado ajuda o cérebro a funcionar melhor. Preparar a apresentação com calma e antecedência ajuda a se mostrar seguro diante do recrutador.

“Em casa, é possível treinar o que será falado. O ideal é que o candidato cronometre o tempo gasto e treine diante de alguém da família. Caso esteja falando em velocidade muito alta, treine a apresentação falando pausadamente. O efeito é ouvir a sim mesmo de forma clara e tranquilo”, afirma Madalena. “ Falar diante do espelho ajuda, observe suas expressões faciais e treine sempre. ”

Primeira Impressão

Evite causar estranhamento quando se apresentar ao entrevistador, para evitar rejeição imediata. A vaga é para auxiliar masculino em um escritório de advocacia – logo, roupas esportivas não combinam com esse ambiente de trabalho. Calça social e camisa com blazer ou terno e gravata sugerem que será fácil para o candidato se adaptar ao novo ambiente. A modificação corporal (piercings ou tatuagens) deve ser escondida se possível.

Agora, se a vaga é para uma agência de publicidade, basta uma apresentação visualmente limpa e harmoniza. As modificações corporais não precisam ser escondidas, mas não precisam saltar aos olhos. Se o candidato não tem certeza do nível de formalidade, roupas mais sóbrias, tons neutros e cabelos arrumado são o suficiente. (Com Assessoria)

FONTE: ODIARIO.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?