5 passos para melhorar a autoestima

A forma como uma pessoa enxerga a si mesma é chamada de autoestima. É ela que causa felicidade ou tristeza em uma pessoa, que a faz sentir bem consigo mesma ou não. Ela é, também, uma poderosa aliada que permite atingir grandes conquistas, além de fazer com que a pessoa acredite em seu próprio potencial, e se coloque no caminho para realizar seus sonhos.
 
Porém, a autoestima só pode ter todo seu potencial utilizado quando as pessoas estão bem consigo mesmas, coisa que nem sempre acontece. Segundo a Madalena Feliciano, Presidente do Instituto Profissional de Coaching, muitas vezes, o indivíduo se torna seu próprio inimigo. "As pessoas se colocam para baixo, e isso as impede de alcançar suas metas pessoais", explica a especialista.
 
Madalena afirma que, com exercícios simples, é possível aumentar a autoestima, abrindo caminho para a autorrealização. "Principalmente em mulheres, podemos ver casos de autoestima baixa, e que impedem uma felicidade plena. O primeiro passo para tratar isso é a aceitação de si mesma. Depois, é necessário observar se não é o caso de mudar alguma característica ou hábito que servem de obstáculo na sua autoaceitação", pondera.
 
A coach listou alguns passos simples para aumentar a autoestima, confira:
 
1.   Analise sua vida:
 
Você realmente está vivendo a vida que gostaria? O seu trabalho lhe traz felicidade? Está satisfeito consigo mesma? Segundo Madalena, o primeiro passo é analisar como a pessoa esta levando a vida, para determinar quais os aspectos que necessitam ser mudados. Com uma simples ferramenta de Coaching, "Roda do Equilíbrio da Vida", pode-se facilmente identificar quais áreas deverão ser trabalhadas e quais ações serão necessárias.
 
2.   Não tome decisões precipitadas:
 
Mesmo julgando que sua vida necessita de melhoras, o ideal é não se apressar demasiadamente. "Não querer mudar do dia para noite é fundamental, pois o resultado não é imediato, e sim progressivo", cita a coach. Com pequenas ações diárias podemos chegar ao cenário desejado.
 
3.   Não se critique demais
 
Madalena afirma que, mesmo se você encontrar muitos itens a serem alterados em sua vida, é comum que as pessoas exagerem no primeiro momento, e se cobrem demais por mudanças drásticas. "Tudo deve ser levado de modo saudável". Estar próximo a pessoas positivas e manter-se alerta aos pensamentos negativos é um exercício simples com excelentes resultados, pontua.
 
4.   Encare seus problemas de frente
 
A Coach orienta, o ideal é não fugir dos seus obstáculos. "Fugir do que dá medo é compreensível, mas não ajuda em nada no processo de melhora de si mesmo", afirma.
 
5.   Trabalhe no seu autoconhecimento
 
Reconhecer seus defeitos e qualidades, encarando-os como um conjunto de características que formam o indivíduo, é essencial, de acordo com Madalena. "Responsabilizar-se por suas escolhas é uma etapa importante no amadurecimento e melhoria pessoal', finaliza a coach.

FONTE: SEGS.COM.BR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?