Quatro passos para sair da onda do desemprego

“Manter-se sempre atualizado sobre a sua área e atribuições, proporciona maior direção para recomeçar. Além disso, estar presente em palestras e workshops, manter o networking ativo, ampliar seus conhecimentos e, principalmente, fazer o que gosta com muita energia, são estratégias para minimizar as consequências do desemprego”, aconselha Madalena Feliciano, coach de carreiras e diretora do Outliers Careers e Instituto Profissional de Coaching, de São Paulo (SP). Confira outras dicas da especialista.
Conheça a si mesmo | Madalena afirma que os profissionais que passam muitos anos na mesma empresa, sabem de cor a missão, visão e valores da companhia, mas quase nunca conhecem essas informações de si próprio. Para ela, vale a pena investir em conhecimento e tirar os planejamentos do papel. “Faça aquele curso da segunda língua que você nunca teve tempo, vá naquele workshop que insistia em cair no dia do rodízio e até cuide da saúde, que quase sempre deixou em segundo plano”, sugere.
Aumente sua visibilidade online | “A Internet não só pode como é a principal aliada na busca de uma recolocação profissional. Além das mídias voltadas para recolocação, existem diversos portais que dão cursos online gratuitos com certificado e sites específicos de atualização. As redes sociais também ajudam a fazer novos contatos profissionais e reativar os perdidos. Até mesmo encontrar uma fonte de renda alternativa para enfrentar as contas que virão”, orienta.
Atue como freelancer | Essa é uma ótima forma de se manter ativo e conseguir uma boa renda. “Dessa forma, você aumenta suas chances de ter novas oportunidades no mercado formal, desde que o trabalho não o tire do foco principal. Muitas vezes, os profissionais estão tão atribulados trabalhando em um freelancer por ‘não conseguir’ um emprego formal, que não se dão conta que isso só acontece por não se dedicaram à busca de emprego”, afirma a coach.
Porte-se bem em entrevistas de emprego | “Muitos profissionais travam exatamente na hora da entrevista. No entanto, é fundamental que o profissional procure saber sobre a empresa a qual o entrevistará, bem como seu código de vestimenta e as atribuições do cargo que ele irá ocupar. Fazer uma boa apresentação também é importantíssimo. E, principalmente, manter a calma”, aconselha Madalena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?