4 atividades divertidas e que ajudam a trabalhar melhor

executivo jogando videogame
Executivo jogando: mundo corporativo se rendeu aos games

São Paulo - E se suas atividades para relaxar e se divertir também te ajudassem a melhorar sua produtividade e habilidades no trabalho?
Uma pesquisa conduzida por Kevin Eschleman, um professor assistente de psicologia na Universidade Estadual de São Francisco, sugere que passatempos menos relevantes para uma carreira são, paradoxalmente, mais benéficos para ela.
Publicidade
“Qualquer que seja a atividade que você esteja fazendo em seu tempo livre, ela se torna incrivelmente mais valiosa se for diferente do que você normalmente faz no seu ambiente de trabalho”, disse Eschelman ao Fast Company.
1. Trajetos mais criativos
Encontrar uma forma mais criativa para chegar ao trabalho não é apenas uma boa maneira de economizar dinheiro e fazer um pouco de exercício, mas também ajuda os funcionários a se prepararem melhor para o dia seguinte. Se o seu meio de transporte preferido é de bicicleta, patins ou skate, gaste um pouco de tempo ao ar livre antes de ir para o trabalho, comprovadamente melhora o engajamento no ambiente de trabalho.
“Anos atrás, quando eu viajava de carro, eu lembro de estar frustrado e cansado pelo tempo que levei no trânsito para chegar no trabalho”, diz Sibu Joseph. Aos 40 anos de idade, o técnico de MRI no Hospital Bom Samaritano, vai trabalhar de skate há 10 anos. “No início do meu turno no hospital, chego alerta e energizado”, diz. “Eu também sinto que estou dando um exemplo aos meus filhos que é possível criar uma vida que honra e respeita com o meio ambiente, e isso é muito importante para mim.”
2. Trabalhe seu lado comediante
Improvisação é algo divertido e uma brincadeira que muitos gostam de praticar. Esta atividade é também excelente para relaxar, descontrair e melhorar habilidades de oratória na frente de grupos.
Você passa a ser capaz de pegar o que está na sua frente e tornar escalável para quem for seu público no momento, com apresentações mais envolventes. Também vai fazer você se sentir mais confiante no trabalho.
3. Música
Se você já domina um instrumento, os benefícios da música na química do cérebro, foco e atenção estão bem documentados. Aprender a tocar um instrumento musical ou se tornar um músico é um exercício que desenvolve boas habilidades de escuta, auto-disciplina e colaboração.
Você perde o medo do fracasso, de apresentações, entende que para aprender algo novo e melhorar é preciso estudar, dedicar-se, se informar e mostrar o resultado final sem medo.
4. Jogar vídeo game
Apesar do que seus pais podem ter-lhe dito em um dia ensolarado que você passou no sofá com um controle na mão, jogos de vídeo game podem realmente fazer você um melhor empregado.
“Considere qualquer vídeo, telefone, ou jogo de tablet que você joga. Seu sucesso baseia-se na série de decisões discretas em frações de segundo que você faz”, escreveu a consultora Caroline Siemers. “Carreiras são semelhantes”, explicou. “Começando, você confia em um punhado de mentores que criticam o seu trabalho, oferecem dicas, e mostram como fazer. Mas, quando você se estabilizar, esses auxílios diminuem e você começa a confiar mais em sua própria experiência.”
* Este artigo foi originalmente publicado pelo 99jobs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?