Seu sucesso depende de você acompanhar o mercado
Quando o profissional ignora o que acontece no mercado, acaba por ser surpreendido. A solução está em olhar para três mercados que ditam o futuro de nossa carreira
Sílvio Celestino
Um
parlamentar se queixava de que Michel Temer, ao assumir como presidente
em exercício, estava dando uma atenção exagerada aos mercados. Ainda
bem! Não apenas o governo, mas também você, para ser bem-sucedido em sua
carreira, precisa dar toda a atenção possível a ele.
Quando
o profissional ignora o que acontece no mercado, acaba por ser
surpreendido pela demissão. É nesse momento que perde o chão, sente-se
frustrado e teme o futuro. A solução está em olhar para três mercados
fundamentais, e que ditam o futuro de nossa carreira.
O
primeiro mercado com que todo profissional deve se preocupar é aquele
no qual está a empresa onde trabalha. Como estão os concorrentes? Como
está a demanda? Quais as previsões de vendas, market share e
investimentos dos clientes que demandam os produtos e serviços da
empresa? O profissional deve estar atento a qualquer notícia sobre isso e
seus efeitos nas vendas da empresa.
O
segundo mercado é aquele formado pelas pessoas que contratam você.
Afinal, é o gerente que contrata o coordenador, e são os diretores que
contratam os gerentes. Se na sua rede de relacionamentos não há pessoas
que estejam um ou dois níveis acima do seu cargo atual, você não terá
uma base de vendas sólida para sua carreira. Nesse caso, participe de
mais eventos do seu setor, exponha-se mais e ouça palestras de gestores
que possam conhecê-lo e interessar-se por sua trajetória. Escreva
artigos e publique um blog para mostrar seus conhecimentos.
E,
finalmente, o terceiro mercado é formado por outros profissionais que
estão na mesma carreira que a sua. Você está atualizado? Como pretende
conhecer o que existe de mais novo em sua profissão? Minha sugestão é
conectar-se aos principais centros de excelência em sua profissão e
acompanhar de perto tudo que eles geram de conhecimento e tendências.
Acompanhar
o que acontece nos mercados relevantes para seu sucesso é uma ação
permanente. Não espere orientação ou auxílio da empresa para fazer isso.
Seja proativo. Não deixe que as notícias sejam apenas entretenimento,
use-as para saber mais sobre o que esperar do futuro de sua carreira.
*Sílvio Celestino é sócio-fundador da Alliance Coaching.
Comentários
Postar um comentário