Flexibilidade deve existir

O cenário político enfrentado pelo Brasil nos últimos dois anos teve repercussões na economia, o que resultou no aumento do desemprego. “Quando isso acontece, o mercado diminui as contratações porque as empresas ficam receosas”, comenta a coach Madalena Feliciano, diretora de projetos da Outliers Careers.
Apesar disso, ela vê perspectivas de retomada de crescimento nas admissões neste ano, com boas oportunidades nas áreas de serviços e tecnologia. Segundo a coach, apesar de queda recente, o varejo deverá começar a apresentar melhora. Outro segmento em ascensão é o de consultorias.
Para Madalena, na busca por um emprego o profissional deve se municiar de diversas características. Uma delas é flexibilidade. O trabalhador não deve se ater a somente uma função, mas explorar as próprias qualidades em busca de outros talentos.
Estar motivado é essencial – neste caso, ajuda profissional pode ser bem-vinda, principalmente para aqueles que passaram muito tempo em uma mesma firma e foram dispensados. “A pessoa não pode ficar desesperada. Reative a rede de relacionamentos e esteja nas mídias sociais”, aconselha.  
Indicação
Madalena diz que, por mais que o profissional seja gabaritado, muitas vezes a admissão em um novo trabalho depende de boa indicação. Por isso, “não adianta ficar em casa esperando o telefone tocar”.
Atualização é outro quesito fundamental. Pode-se – e deve-se – recorrer a cursos, palestras e seminários. “Fazer bom currículo, claro e sem erros, também é muito importante”, finaliza a coach da Outliers Careers.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?