O futuro está aí. Como se preparar para o mercado de trabalho?

É impossível prever o futuro, sabemos disso, mas isso não significa que não é possível interpretá-lo de acordo com os acontecimentos do nosso dia-a-dia. O mundo está passando constantemente por modificações que interferem direta ou indiretamente na vida da sociedade e, para aproveitar essas mudanças do melhor jeito, é preciso pensar de forma visionária, tentando enxergar a forma a qual o mercado estará em daqui dez anos.

“A primeira vista esse período parece longo, porém, só parece. As tecnologias de informação e comunicação trouxeram grande mobilidade e velocidade, fazendo com que o tempo diário pareça ter sido encolhido: uma década passa em um piscar de olhos”, comenta Madalena Feliciano, diretora de projetos da Outliers Careers. 

Em 2020, por exemplo, o cenário do mercado de trabalho no Brasil e no mundo será outro, e é importante estar preparado desde já para o que vem por aí, - ou você corre o risco de ficar para trás. Devido a isso, Madalena fala sobre algumas atitudes que podem ser tomadas para acompanhar o mercado – e, por que não, lançar tendência?

“A principal dica que eu ofereço é: saiba o que você quer da vida – e, para isso, pratique o seu autoconhecimento. Como fazer isso? Tomando as rédeas da sua carreira, exercitando a curiosidade, acompanhando as tendências e tentando se antecipar a elas. Esteja sempre antenado, atualizado e ativo no mercado. Isso é um bom início”, sugere Madalena.
Como estará o mercado daqui 10 anos? Que qualidades, competências e habilidades preciso desenvolver? Não são perguntas de respostas fáceis, mas, com estudo e atenção elas podem ser mais bem compreendidas. “Existem sim áreas que obterão maior investimento nos próximos anos, mas isso não significa que se você não se enquadra nelas, não possa fazer algo novo. O mundo está sempre pronto para novas boas ideias”, comenta.
Porém, para manter-se sempre atualizado, fazer alguns cursos – como de línguas, por exemplo – é extremamente importante. “Independente da área de atuação, o mundo está cada vez mais globalizado. Isso significa que as barreiras entre os povos diminuíram muito, - mas as línguas diferentes continuam existindo. Quando você sabe se comunicar em outras línguas, você tem um grande ponto a seu favor”, ressalta.
Outra sugestão que Madalena oferece é personalizar o trabalho, e, ao mesmo tempo, ampliar o seu foco, ou seja, adquirir conhecimento das mais variadas áreas. “Não é porque você é especialista em algo que deve fechar a cabeça para novas áreas de conhecimento”, diz. Também é importante não se acomodar e estar sempre pronto para lidar com outras culturas – essa é uma característica importante do futuro, afinal, estamos falando de um mercado globalizado.
Para aqueles que não sabem qual carreira seguir, Madalena dá algumas dicas daquelas que dão indícios que serão promissoras nos próximos anos. “Existem carreiras promissoras das mais variadas áreas. Entendo que as profissões que envolvem o meio ambiente e sustentabilidade, a tecnologia e virtualização, a qualidade de vida, a medicina,  a globalização – como administração de empresas ou relações internacionais, por exemplo, - são boas opções a se seguir”, opina a especialita.
Outliers Careers
Madalena Feliciano

Diretora Geral
(11) 2737-1685
Rua Professor Aprígio Gonzaga, 78, Térreo São Paulo - SP.
madalena@outlierscareers.com.br
www.outlierscareers.com.br
Fonte: BBC NEWS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?